Como ler a bíblia, 5 dicas para você aprender hoje mesmo

Ler a Bíblia parece ser muito complicado para muitos cristão, e por isso hoje eu trouxe 5 dicas de como ler a Bíblia que vão lhe ajudar muito nesse processo.

Como ler a bíblia

1 - Ore

Antes de qualquer coisa você deve orar e pedir discernimento para Deus, a Bíblia é o único livro onde temos o privilégio de ler junto com o autor. Você pode tirar qualquer dúvida diretamente com ele através da oração.

2 - Faça seus próprios comentários

Muitas Bíblias de estudos te auxiliam com comentários sobre cada texto, mas na sua primeira leitura tente criar os seus próprios comentários. Isso além de ajudar na fixação do texto vai fazer você criar a sua própria interpretação e após isso você pode sim ter auxílio de outras interpretações de autores para comparar se o que aprendeu era realmente aquilo.

3 - Leia o contexto

O erro de muito ao ler a Bíblia é simplesmente ler um versículo e estudar somente encima dele, mas muitos versículos só vão ter um verdadeiro sentido com o contexto. Leia partes grandes da Bíblia, onde a mensagem seja passada por completa e só assim crie seus comentários e interpretações.

4 - Reserve um tempo

Toda leitura tem que ser feita em um momento adequado, não vai adiantar você ler um pouco agora e um pouco depois, como disse na dica 3, o bom é você conseguir ler todo o texto onde você vai ter uma mensagem completa. Se você dividir esse texto em 2, quando for ler o restante o começo já perde um pouco o sentido. A Bíblia é dividida em livros, que tal separar algumas horas para ler cada livro por completo? Isso vai lhe ajudar muito na compreensão como um todo. Após essa leitura completa vai perceber que a compreensão da mensagem que o livro quis passar se tornará mais simples e assim vai ficar mais fácil ler depois pequenas partes e encaixar no sentido completo do livro.

5 - Compartilhe

Após já ter uma certa noção de como ler a Bíblia e seguindo a dica 4, você vai ter a sua própria interpretação da palavra de Deus. Mas sempre compartilhe com outros cristão, principalmente com os mais velhos ou com os que já tenham um bom conhecimento da palavra, assim vai saber se sua interpretação foi correta. Essa pessoa pode lhe mostrar que houve algum erro nessa interpretação ou até mesmo acrescentar algo que vai lhe ajudar ainda mais, ler a Bíblia individualmente é muito bom, porém compartilhar essa leitura pode abrir sua visão para mensagens que passaram desapercebidas.

Dica especial

Saber como ler a Bíblia pode ser bem mais simples com alguns auxílios, muitas pessoas já criaram muitos métodos que realmente lhe ajudam muito nesse processo. Eu recomendo o curso MEMORIZAÇÃO DA BÍBLIA, pois além de ter um curso completo que vai lhe ajudar muito, você ainda terá um e-book que explica como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente.

Compartilhe