sexta-feira, 7 de julho de 2017

Os desafios da evangelização de hoje

A paz do Senhor ! Hoje venho falar sobre os desafios da evangelização. Vivemos em um mundo onde a tecnologia tornou tudo mais rápido e simples, mas percebo que a evangelização tem ficado de fora dessa evolução.


Aprendemos aqui no Blog Cristão sobre o que é evangelização, >evangelismo pessoal, urbano e muito mais. Porém, muitas igrejas estão tendo grandes desafios em impactar vidas, justamente por algumas mudanças que envolverem hábitos e costumes.

Você dificilmente verá um jovem ou uma criança hoje em dia na rua brincando e se divertindo como anos atrás, a maioria delas estão conectadas com a tecnologia e redes sociais. E olha que esse é só um dos desafios da evangelização de hoje.

Tecnologia

Eu imagino como era difícil na época de Jesus para evangelizar povos distantes, pois cada cidade era separada por quilômetros de distância e o meio de transporte não era muito bom. Porém hoje a tecnologia mudou isso, esse texto que estou escrevendo pode ser lido na China hoje mesmo.

Então por que a tecnologia tem sido um dos desafios da evangelização ?

Infelizmente o que eu percebo são muitas igrejas que não se adaptaram a tecnologia e grande parte delas por pura opção. Cada um com o seu modo, mas se sabemos que muitos estão conectados qual o motivo de não estar lá levando as boas novas? Eu fico muito feliz quando vejo igrejas engajando seus membros nas redes sociais com vídeos, mensagens, cultos ao vivo, fotos, etc...

Eu creio que uma mensagem mesmo que curta pode sim impactar muitas vidas que estavam rigorosamente precisando ver ou ouvir naquela hora em alguma rede social. Como disse no começo, não estou aqui querendo dizer que todas igrejas e denominações devem se conectar, só quero mostrar que a tecnologia pode ajudar muito no campo evangelístico.

Tempo

Justamente a falta de tempo tem sido um dos grandes desafios da evangelização atual, por estarmos sempre conectados o dia parece ser muito curto e por isso muitos cristão nem na Bíblia pegam, quem dirá evangelizar alguém.

O que você tem feito no seu dia em prol da evangelização ?

Se você parar e pensar no que fez ontem, teve algum tempo livre para evangelização? Se sim, ótimo! Comece hoje mesmo a usa-lo, mas se não, tente mudar um pouco sua rotina e separe algum tempo para o papel principal do cristão que é a evangelização.

O evangelismo pessoal é ótimo para ser usado nas redes sociais, use as ferramentas como Facebook ou Whatsapp para evangelizar, mas um evangelismo verdadeiro não só copia e cola algum texto. As pessoas ignoram muitas vezes esses textos por saberem que foi apenas copiado e colado, se você criar um vínculo com alguma pessoa e realmente evangeliza-lo, verá o resultado.

Falsos profetas

Tem crescido muito o número de falsos profetas, pessoas que distorcem e falam o que querem sobre a palavra de Deus ou a usam de forma errada. E isso tem sido um grande desafio no campo evangelístico, pois você chegar em uma pessoa que já foi enganada por algum desses será bem mais difícil lhe mostrar o verdadeiro evangelho.

Algumas pessoas criam um escudo contra os cristão por terem já visto muitos falsos profetas enganarem milhares de pessoas e sabemos que infelizmente isso é verdade. Mas nós como cristão temos como missão resgatar essas vidas para Cristo, mostrando o evangelho puro e verdadeiro.

Mídia

Novelas e jornais tem doutrinado já algum tempo muitas pessoas, mostrando que o certo é errado e o errado é certo. E quando você chega com algo que bata de frente com isso, cria-se um grande desafio. Infelizmente muitas pessoas são levadas por mentiras e não se dão o trabalho de procurar a verdade, leem uma manchete sensacionalista e mentirosa e se baseiam nela para difamar o cristianismo.

E muitos cristão vão no mesmo barco, não estou dizendo que todo cristão é certo 100%, até porque somos pecadores como qualquer outra pessoa, mas antes de compartilhar algo que vá de contra a sua religião e independente de quem seja o alvo, pense duas vezes e se coloque no lugar de Jesus, Ele compartilharia o ódio?

Resumindo

Sabemos que desafios da evangelização sempre existiram e sempre vão existir. Antigamente poderia ser até pior, porém temos que estar sempre prontos para vencê-los, mostrei aqui só alguns e até bem leves, você mesmo deve conhecer muitos outros. Em nenhum momento Deus falou que seria fácil, não é verdade?

Amar o próximo é negar-se a si mesmo. Se você ama as almas, eu tenho certeza que não haverá nenhuma dificuldade que faça você desistir de levar o evangelho a toda criatura!
 
Este Blog usa cookies. Ao continuar você confirma que aceita os termos. Para mais informações, acesse: Políticas do blog